O que é Demissexualidade?
- lilithmiess
- 21 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Créditos: Psicoter.com.br |
Vamos conhecer juntos sobre este termo que vem sendo bastante explorado nos últimos tempos.

O que é Demissexualidade?
A demissexualidade tem relação com a atração sexual manifestada somente em casos de vínculo afetivo com outra pessoa. A conexão, ligação e comprometimento são pré-requisitos para estabelecer algum tipo de relacionamento.
Demissexual: Quem se relaciona sexualmente apenas com quem sentem vínculo afetivo e intelectual
A pessoa demissexual irá aceitar se relacionar sexualmente apenas com alguém que teve alguma ligação emocional, ou seja, com algum companheiro que já conhece e que já tenha tido algum tipo de envolvimento a longo prazo. O gênero pode ou não ser um motivo relevante para essa atração, já que tem a ver com a orientação sexual.
A pessoa demissexual faz parte de um grupo mais restrito do tipo de relacionamento que buscamos, e então, geralmente, envolve personalidade, experiências pessoais, escolhas ou valores de cada um.
Porém, o fato dessas pessoas só conseguirem se sentir sexualmente atraídas por alguém com quem tenham uma conexão emocional, não significa que sejam totalmente desprovidas de desejos sexuais, apenas que a vontade é inexistente. O envolvimento é, definitivamente, um pré-requisito para as questões sexuais.
Entendendo a demissexualidade
A pessoa demissexual só consentirá o sexo com alguém que já tenha nutrido algum sentimento. Para uma pessoa demissexual, a atração física está diretamente relacionada a uma conexão afetiva.
Além disso, elas são cobradas pela sociedade por um posicionamento frente ao comportamento e investimento sexual. Geralmente o demissexual, durante a adolescência ou vida adulta, pode ter passado por julgamentos de amigos ou familiares por não ter tido iniciativa própria.
A pressão sofrida para ter algo romântico ou sexual com alguém pode fazer com que a pessoa, então, se afaste e não se socialize com as outras pessoas. Por isso, entende-se que fatores como timidez, falta de confiança e insegurança devem ser considerados.
Infelizmente, ainda existem diversos tabus e preconceitos sobre a temática da sexualidade. Então, eles também são, muitas vezes, estereotipados ou rotulados com apelidos e outras denominações – gays, por exemplo, que não correspondem com o que realmente são.
Demissexuais não escolhem esse tipo de relacionamento, mas têm o instinto de sentirem atração sexual apenas quando há um vínculo pré-estabelecido. As características demissexuais podem, inclusive, mudar de pessoa para pessoa, já que depende da sua orientação sexual e da sua realidade pessoal.
Gostou de aprender sobre este tema? Aprenda mais e conheça dicas e curiosidades sobre o universo sexual explorando todos os posts do Blog Lilith Miess. Deleite-se e tenha uma excelente leitura!
Σχόλια